Fases do Desenvolvimento Motor

 


  • Processo do desenvolvimento motor revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo.
  • Bebes, crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos durante toda a vida, no processo de aprender como devemos nos movimento com controle e competência em resposta as mudanças que enfrentamos no dia a dia em nosso ambiente em constante mudança.
  • Esse processo dura toda a vida, quanto mais estimulação tivermos, melhor este será ao decorrer da vida.
  • somos capazes de observar diferenças desenvolvi mentais no comportamento dos movimentos, analisamos e repetimos padrões de movimento.
  • podemos fazer isso através da observação de mudanças no processo (forma) e no produto (performance)
  • sendo o rpocesso do desenvolvimento motor é visto através de fases e estágios


Fase do movimento Reflexo
  • ocorre aproximadamente do 4º mês da vida fetal até o 1º ano do bebe.
  • os estudos dos reflexos e dos padrões de comportamento estereotipados dos bebes revela informações úteis para a compreensão do processo do desenvolvimento motor.
  • os bebes se comunicam por meio dos movimentos reflexo - involuntários
  • os movimentos reflexos são evidentes em todos os fetos, neonatos e bebes em maior ou menor grau, de acordo com a idade e a constituição neurológica
  • formam a base das fases do desenvolvimento motor -  primeira parte
Movimentos Reflexos
  • movimentos reflexos = são reações involuntários do corpo a várias formas de estimulações externas ( toques, luz, sons, mudanças de pressão).
  • A maioria dos reflexos são subcorticais, sendo controlados por centros cerebrais inferiores, responsáveis também por processos involuntários de manutenção da vida, como a respiração.
  • Esses movimentos involuntários, combinados com a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós-natal, desempenham papel importante na tarefa da criança de aprender mais sobre o próprio corpo o mundo externo - estimulação de conhecimento do próprio corpo, assim como do mundo exterior também.
Estágios

  1. Codificação de informações -  coleta de informações
  • Ocorre aproximadamente a parti do 4º mês da vida fetal até o 4º mês da vida do bebe
  • os centros cerebrais inferiores são mais altamente desenvolvidos do que o córtex motor sendo capazes de provocar reações involuntários a uma series de estímulos
  • Os reflexos servem, agora, de recurso primário do bebe para coletar informações para serem armazenadas no córtex em desenvolvimento.
  1. decodificação de informações
  • processamento de informações - ocorre do 4º mês  até o 1º ano de vida do bebe
  • os centros cerebrais adquirem maior controle sobre o aparato sensório motor, o bebe torna-se capaz de processar informações com mais eficiência
  • durante esse período, há gradual inibição de mitos reflexos á medida que os centros cerebrais superiores desenvolvem-se.
  • Os bebes utilizam-se dos reflexos disso para terem um conhecimento do ambiente e desenvolver o córtex e assim, passam a ter o movimento voluntário.
Reflexos
  • estão relacionados a sobrevivência do bebe - reflexos de sobrevivência primitivo
  • precursores de movimentos voluntários - reflexos posturais primitivos

 Desenvolvimento Motor

📍 Fase do movimento reflexo = duração (4º mês de vida fetal até 1º ano de vida), com 2 estágios ( Codificação e Decodificação) - movimentos involuntários.
📍Fase do movimento rudimentar = duração (desde o nascimento até o 2º ano de vida), com 2 estágios (inibição do reflexos e pré-controle)
📍fase do movimento fundamental = duração ( 2 anos aos 7anos), com 3 estágios ( inicial, elementar e proficiente)
📍Movimento especialidao = Duração ( 7 anos até o ultimo dia de vida), com 3 estágios ( transição, aplicação e utilização ao longo da vida)


Movimento Rudimentar

  • Observada desde o nascimento do bebe até cerca de 2 anos
  • O domínio das capacidades de movimento rudimentar do bebe é reflexo do aumento do controle motor e da competência de movimento, estimulado por fatores da tarefa e do ambiente, assim como do individuo
  • Ou seja, com a progressão da faixa etária, das experiencias e das estimulações.
  • Eles pensam e usam o movimento como um  modo propositado, embora inicialmente impreciso, de adquirir informações sobre os seus ambientes
  • Eles buscam colher informações sobre o meio ambiente, tem uma melhor qualidade de movimento, porém, ainda imprecisos
  • De modo gradual, ele passa ao movimento rudimentar controlado, que representa uma conquista monumental na direção da supressão dos reflexos e da integração dos sistemas sensório motor no movimento propositadamente controlado
  • Há uma progressão do reflexo ao movimento controlado
  • a tarefa consiste em ordenar essa estimulação sensório recebida
  • as repostas reflexas iniciais são inibidas ao longo do primeiro ano de vida, quando o bebe apresenta notável progressão no sentido de mostrar uma aparência de controle do seu movimento
Estágios
  1. Inibição do reflexo 
  • - ocorre do nascimento ao 1 ano da vida do bebe
  • desenvolvimento do córtex e o abrandamento de determinadas restrições ambientais fazem com que vários reflexos sejam inibidos e aos poucos desapareçam
  • os reflexos primitivos e posturais agora são substituídos por comportamentos do movimento voluntário
  • Contudo, nesse estágio o movimento voluntário mal pode ser distinguido e integrado, pois o aparato neuro motor do bebe ainda se encontra em um estágio de desenvolvimento rudimentar
  • quanto mais estimulo, melhor o desenvolvimento do movimento
  1. Pré- controle
  • ocorre do 1º ao 2º ano de vida
  • ocorre o processo de distinção entre os sistemas sensorial e motor e de integração das informações perceptivas e  motoras
  • O rápido desenvolvimento de processos cognitivos e motores mais elevados estimula ganhos rápidos nas capacidades de movimento rudimentar
  • nesse estágios, os bebes aprendem a adquirir e manter o equilíbrio, manipular objetos e locomove-se pelo ambiente

"fase do movimento rudimentar - transição do estagio de inibição dos reflexos ao estágio de pré controle"
  • Aos poucos, os reflexos são inibidos e tem início o estágio de inibição dos reflexos. Esse pe´riodo estende-se pela maior parte do primeiro ano de vida do bebe
  • O bebe começa a exercer controle sobre os movimentos durante esse período. Ocorre entre o primeiro e o segundo aniversário , durante esse estágio, o bebe começa a adquirir maior controle e precisão nos movimentos.
categorias de tarefas rudimentares - estabilidade, (manter-se sentado) locomoção (engatinhar) e manipulação (pegar objetos)



Movimento Fundamental 

  • observada desde o 2º de vida até cerca de mais ou menos 7 ano de idade
  • O reflexos posturais e os movimentos rudimentares de bebes e crianças de 1 a 3 anos, possibilitam a prática de padrões de movimentos e servem de base para a aquisição de mais habilidade motoras voluntárias durante a infância 
  • esta fase representa um tempo em que as crianças mais novas estão ativamente envolvidas na exploração e experimentação do potencial de movimento de seus corpos -  maior controle de movimentos
  • as crianças que estão desenvolvimento padrões fundamentais de movimentos apreendem como responder com controle motor e competência de movimento a uma variedade de estímulos 
  • os padrões de movimento fundamental são padrões de comportamento básicos e observáveis - atividades locomotoras como correr e pular
estágios 

estágio inicial 
  • entre o 2º e o 3º ano 
  • representa as primeiras tentativas infantis orientadas para o objetivo de executar uma habilidade fundamental - estão em progressão
  • o movimento é caracterizada pela ausência de determinadas partes ou por uma sequencia inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do copo e por uma má coordenação e fluxo rítmico. - movimento mais rudes

estágio elementares emergentes 

  • entre o 3º e o 5º ano 
  • envolvem a aquisição de maior controle motor e coordenação rítmica das habilidades de movimento fundamental
  • a sincronização dos elementos temporais e espaciais do movimento melhora, mas os padrões de movimento durante esse estágio ainda são em geral restritos ou exagerados apesar de melhor coordenados 
  • alguns adultos se fixam nesse estágio, ou seja, criam um padrão quando criança, este melhora pouco, e é levado durante toda vida, assim, os movimentos se tornam errantes. - podem gerar sobrecargas de lesões na musculatura e articulações
estágio proficiente (maduro)
  • entre o 5º e o 7º ano 
  • caracteriza-se por performances mecanicamente eficientes, coordenadas e controladas
  • No entanto, com oportunidades continuas de práticas , estimulo e instrução, elas melhoram cada vez mais em termos dos componentes do produto - distancia, rapidez, quantidade e precisão

tarefas Fundamentais - categorias - estabilidade (equilíbrio estático e dinâmico), locomoção |(corrida) e manipulação (chutar)


Movimento Especializado 

  • 7º ano de vida o último dia de vida, somos capazes de aprender e refinar movimentos em qualquer faixa etária
  • as habilidades do movimento especializados são padrões de movimentos fundamental refinados e combinados para formar habilidade esportivas, da vida diária e recreação
  • as habilidade desse movimento são um produto da fase do movimento fundamental
  • o movimento especializado é uma junção dos movimentos fundamentais aperfeicçoados
  • esse é o período em que as habilidade de estabilidade, locomoção e manipulação são progressivamente refinadas, combinadas e reelaboradas para uso em situações de crescente demanda

estágios 

estágio de transição
  • 7º ao 10º aniversário
  • é caracterizado pelas primeiras tentativas do individuo de refinar, combinar e aplicar habilidade de movimento fundamental ( estágio proficiente) para executar habilidade especiais em ambientes esportivos e da vida diária
  • as habilidade de movimento de transição contem os mesmos elementos dos movimentos fundamentais, com maior forma, precisão e controle.
  • as crianças dicam ativamente envolvidas na descoberta e combinação de numerosos padrões de movimento e, com frequência, orgulham-se da rápida expansão das suas habilidade de movimento
estágio de aplicação
  • 10-11º anos aos 13º aniversário
  • ênfase em melhorar a proficiência, a prática é fundamental para desenvolver graus de habilidade mais elevados  - repetir para refinar o movimento
  • aqui, os indivíduos entram em um período de maturação biológica, que lhes possibilita o beneficio de aumentar as rotinas de treinamento destinadas a incrementar a força e a resistência muscular, assim como a resistência aeróbica, já que neste período ocorre o estirão do crescimento - maturação biológica.  
estágio de uso ao longo da vida

  • 13-14º até o fim da vida
  • representa o ápice do processo do desenvolvimento motor  e é caracterizado pelo uso do repertorio de movimento adquirido ao longo da vida

"O principal objetivo do desenvolvimento motor e da educação do movimento de um individuo é aceitar o desafio da mudança no processo continuo de adquirir e manter o controle motor e competência do movimento ao longo da vida"





Referencias

1. NEUROGENESE -  Fases do Desenvolvimento motor - Aula ao Vivo 14. 

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