Lesão Medular
"Diminuição ou perda da função motora ou sensorial (ASIA)"
- Avaliação é bem complexa
- tanto a função motora quanto a sensorial estão relacionadas, já que uma depende da outra.
- pode ser classificada como completa ou parcial depende da sensibilidade e motricidade,
NADA de sensibilidade e motricidade = completa
POUCO de sensibilidade e motricidade = Parcial
- A diminuição ou perda da função motora e sensorial ocorre por trauma dentro dos elementos neurais do canal vertebral
- Incidência - 40 casos a cada 1 milhão de habitantes, 90 % de origem traumática, sendo a automobilística a maior causa e com uma prevalência de 4:1 entre homens e mulheres, com a faixa etária de 15 a 40 anos (jovem adulto ativo), por isso ocasiona uma desestrutura familiar. 55-65% dos casos ocorrem no nível cervical, trazendo uma tetraplegia para a população acometida, abaixo de T1 é classificado como Paraplegia, enquanto que acima de T1 são tetraplégicos.
- lesões na medula não é responsável por todo o acometimento corporal, pois há outras estruturas em questão, já que enviamos, mais também recebemos informações na medula, configurando-se como uma via de duas mãos, por isso, acontece lesões na parte do encéfalo também, especificamente no nível de córtex, cerebelo.... resumindo, é importante tratar na reabilitação essa região no paciente.
- A lesão medular é muito incapacitante pelo acometimento múltiplo e está sempre associada á complicações, no diagnóstico é preciso avaliar vários sistemas corporais, o sistema musculoesquelético, neuromuscular, sensorial, perceptual, endócrino e emocional.
- Avaliação da lesão medular - EJA, classificação do nível da lesão, vai de A até E. são avaliadas parte sensorial ( dermatomos são avaliadas) e motora (0-5), é realizada em músculos chaves
não avalia a espasticidade, é levado em consideração a zona de preservação parcial.
Comentários
Postar um comentário